Fórum das Hortas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

12 conselhos para poupar no jardim

Ir para baixo

12 conselhos para poupar no jardim Empty 12 conselhos para poupar no jardim

Mensagem por José Lopes Seg Jul 16, 2012 11:09 am


Dicas úteis para reduzir o consumo de água e de energia

Em épocas de crise é imperativo adoptar uma série de soluções que permitam manter o jardim impecável a troco de poucos gastos.

O jardim pode consumir bastante água se não for bem planeado.

Existem, no entanto, muitas soluções que evitam gastos desnecessários. E não estamos a falar de retirar o relvado...

1. Opte por espécies rústicas
Madressilva, urze ou adelfa são apenas três espécies de plantas que têm em comum apenas necessitarem de pouca água. Não se trata de plantar apenas autóctones mas também pensar em espécies resistentes, que se enquadrem na paisagem circundante.

2. Use água apenas nas plantas
Quando se trata de regar maciços, sebes ou jardineiras, a solução mais aconselhável são os tubos gota-a-gota. No entanto, este sistema obriga a regar também o terreno que não se encontra plantado porque os furos podem estar situados a 30-40cm. Para poupar, retire os tubos que não se encontram perto das plantas.

3. Reduza o número de vasos
Para controlar melhor o gasto de água no jardim, uma boa solução é não utilizar demasiados vasos de terracota. A água é absorvida pelas paredes, o que exige mais regas que em algumas ocasiões terão de ser diárias. Sempre que possível, plante no terreno.

4. Não use mangueiras demasiado compridas
As paredes das mangueiras contam com uma propriedade chamada aderência, que obstrui a passagem da água. Quanto maior o percurso da água na mangueira menor o caudal. Utilize mangueiras curtas, mais fáceis de controlar.

5. Plante espécies de sombra
Um dos segredos para poupar água no jardim é manter com boa sombra que se consegue plantando árvores de sombra e deixá-las crescer em altura. A seus pés, reina a frescura e a água é menos necessária. Do mesmo modo, as plantações de flores e de arbustos devem ser bastante densas, sombreando o solo e conferindo humidade relativa do ar.

6. Regue durante a noite
Se pretende regar o relvado, deve colocar em marcha os aspersores 30 minutos durante o dia ou 15 à noite. O consumo de água das plantas mede-se por evapotranspiração e este parâmetro dispara com o calor do dia, que é quando a água evapora. De qualquer modo, inclusive nesta época do ano, é preferível regar de noite.

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
José Lopes
José Lopes
Administrador Geral

Masculino Mensagens : 221
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 50

https://forumdashortas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos