Fórum das Hortas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Podar Arvores

3 participantes

Ir para baixo

Podar Arvores Empty Podar Arvores

Mensagem por thefrog Qua Dez 19, 2012 11:08 pm

Boas pessoal,

Adquiri um terreno à relativamente pouco tempo no concelho de Gois, estou a pensar cultivar umas coisinhas para o ano. No entanto já tenho lá umas árvores de fruto que precisam de ser podadas, são oliveiras, pessegueiros, limoeiros, amendoeiras,etc.
Alguém me pode dar umas luzes de como poderei podar estas árvores?

Obrigado
André

thefrog
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Podar Arvores Empty podar

Mensagem por José Batista Seg Jan 07, 2013 9:33 am

A poda das arvores é diferente para cada expecie, deixo aqui onde podes pesquisar sobre o assunto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Antes de meter as mãos à obra, é aconselhável observar melhor a sua árvore, para não cometer nenhum erro grave durante a poda. A melhor altura para a poda são os dias secos de Inverno com uma temperatura superior a - 5 °C. Uma vez que se pode cometer muitos erros na ponta, apresentam-se a seguir algumas breves indicações importantes:

• Primeiro, remova os ramos mais grossos que crescem para dentro da copa, para cima ou para baixo, e corte a folhagem morta.

• Deve remover todos os ramos que estejam a crescer na vertical, para cima, fazendo o corte na bifurcação para estimular o crescimento e promover a floração. Isso irá também fortalecer os ramos horizontais e os que estão a crescer para fora da copa, uma vez que são esses os ramos que dão os melhores frutos.

• Os ramos de árvores de fruto que já têm botões de flor no inverno devem ser cortados em aproximadamente um terço. Isso irá impedir que os ramos se tornem demasiado compridos, evitando que se quebrem com o peso dos frutos.

• Para uma poda mais precisa, corte todos os ramos que estejam a crescer para cima ou para baixo.

Utilize uma ferramente afiada para a poda. As tesouras de jardim GARDENA e as tesouras de podar para árvores e arbustos, por exemplo, permitem um corte preciso e limpo mesmo na copa da árvore.


A poda de inverno é recomentada não só para promover uma boa colheita, mas também porque protege as árvores de fruto de doenças como o pedrado da macieira. Essas doenças podem propagar-se livremente em ramos não podados que crescem desordenadamente. Se as árvores não forem podadas correctamente podem, porém, também ocorrer problemas devido a ataque por fungos e a ramos apodrecidos. Também se recomenda que no Inverno sejam utilizados diferentes métodos de controlo de pragas. Pode, por exemplo, utilizar uma escova de arames para remover dos ramos partes soltas de casca, o local onde grande parte das pragas se aloja. Como prevenção, pode injectar uma substância contendo óleo no tronco.
José Batista
José Batista
Admin

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Podar Arvores Empty Re: Podar Arvores

Mensagem por Ferreira da Piedade Sáb Fev 09, 2013 10:26 pm

Se é de Gois, tem a solução ( se ainda houver vagas ), em tirar um Curso de 7 horas na Escola Superior Agrária de Coimbra. Decorreu um hoje e volta a realizar-se outro no dia 23 deste mês. Eu participei e aprendi muito. Foi uma manhã de teoria e de tarde prática em várias espécies. Acabou já era noite cerrada. Eu inscrevi-me na Cooperativa Agricola de Coimbra mas o melhor será ligar directamente para a ESAC. Frequentei à cerca de 15 dias no mesmo local um sobre poda de vinha e foi uma maravilha. Ajudou muito. Espero ter ajudado. Ferreira da Piedade

Ferreira da Piedade
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/02/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Podar Arvores Empty Re: Podar Arvores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos