Fórum das Hortas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Petição Provedor do Agricultor

Ir para baixo

Petição Provedor do Agricultor Empty Petição Provedor do Agricultor

Mensagem por José Lopes Ter Ago 28, 2012 2:11 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Proposta para a criação “Provedor do Agricultor”*

Atendendo que:
- A crise económica e financeira que se abateu sobre Portugal exige mudanças nos comportamentos e de vida, quer dos cidadãos, quer do Estado e dos seus Ministérios, exigindo a implementação de soluções que gerem alta qualidade e incremento da confiança nos serviços públicos. Por outro lado, a tramitação dos processos de forma eficiente e eficaz, em tempo útil, é crucial para que os cidadãos se sintam confortáveis com a administração pública e assumam maior respeito pelos responsáveis políticos.
- O ministério da agricultura tramita, desde a sua base até ao topo, nos seus múltiplos organismos e instituições, estes possuem uma multiplicidade e diversidade de soluções de gestão, uma vasta e alargada complexidade de processos, situações e exceções, gerados pela sociedade contemporânea, os quais nem sempre são claros e visíveis para os seus utentes, por falta de uma Entidade Independente que o explicite externa e internamente.
- Não sendo claros os prazos efetivos/reais com que os cidadãos contam para o obtenção da decisão dos seus processos, há a convicção na opinião pública que existirá forte pressão de alguns lóbis sobre os responsáveis pela gestão dos diversos serviços do ministério da agricultura para a resolução de casos isolados/particulares, retirando-lhes discernimento e disponibilidade para refletirem, projetarem e implementarem soluções de fundo.
- A falta de transparência quanto a prazos de tramitação dos processos no ministério da agricultura, sobretudo a data final em que será tomada uma decisão, gera desconfiança nos investidores desmotivando-os para o empreendedorismo/investimento.
- É importante o conhecimento se em cada serviço do ministério, a cada momento, estão alocados os meios em linha com a procura desse serviço, bem como sejam claros, em tempo útil, quais os estrangulamentos e as soluções a implementar.
- Os utentes por falta de alguém que trate as suas queixas e reclamações, não as fazem ou remetem-nas para os gabinetes dos responsáveis políticos, o que gera elevado fluxo de informação dentro de um canal que não está vocacionado para o efeito, consumindo-lhes tempo e recurso de meios que são muito importantes para gerir no topo a política agrícola portuguesa.


Assim sendo, defende-se que para ultrapassar os pressupostos elencados deve ser criado por parte do Ministério o "Provedor do Agricultor" tendo como objetivo a melhoria da qualidade dos seus serviços e por missão:
- Representar e defender, no contacto com os serviços do ministério da agricultura as perspetivas dos utentes
- Acentuar a fiabilidade do Serviço Público prestado pelos serviços do ministério da agricultura, bem como para promover a credibilidade e a boa imagem de todos os seus profissionais.
- Estimular o cumprimento da ética profissional por parte de todos os profissionais do ministério da agricultura e instituições tuteladas;
- Fomentar os índices de recetividade dos diversos serviços que tramitam processos ou prestam serviços, perante as observações dos utentes.
- Contribuir para uma cultura de autocrítica e de prevenção de eventuais atitudes corporativistas no interior do ministério da agricultura, mas também por parte dos cidadãos a quem representam.


O Provedor é uma pessoa responsável por um gabinete, elo imparcial entre o Ministério de Agricultura e os seus utilizadores, que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade. Defende-se a nomeação de uma personalidade que goze de comprovada reputação de integridade pessoal e profissional, independência relativamente à área de atuação, reconhecimento público e considerado com grandes conhecimentos sobre o sistema da agricultura. O seu papel é servir de mediador entre os elementos que representa e as instituições do ministério da agricultura, nas eventuais situações problemáticas que surjam no decurso do funcionamento. O ministério da agricultura porá à disposição do Provedor todos os meios necessários para que este cum¬pra a sua missão de garantir a defesa dos direitos dos seus utilizadores. O Provedor desenvolverá a sua ação com total autonomia e independência face a quaisquer órgãos do Ministério da Agricultura e compete-lhe:
- Avaliar a pertinência das queixas, sugestões e críticas dos utilizado¬res, produzindo as recomendações internas que delas decorrerem.
- Esclarecer os utentes sobre os métodos e processos empregues pelos diversos serviços do ministério na defesa do interesse público e da comunidade.
- Investigar as condições que levaram à deficiente tramitação dos processos que geram reclamações.
- Transmitir aos responsáveis políticos do ministério, aos seus serviços, aos seus utilizadores e opinião pública, a reflexão do Provedor sobre eventuais desvios que ocorram na tramitação de processos.
- Devem por isso dispor dos meios necessários para estimular a participação ativa por parte dos utentes. Para esse efeito, os serviços do ministério da agricultura procederão regularmente à divulgação promocional dos meios de contacto entre os utentes e o Gabinete do Provedor, que disponibilizará, diferenciadamente, endereços de correio postal e de correio eletrónico no Portal do MAMAOT, telefone e linha de telefax.
- Editar uma newsletter mensal sobre as matérias da sua competência.
- Elaborar um relatório anual e dar conhecimento público do seu teor, bem como a publicação de outros textos ou recomendações no âmbito das suas competências.
- Em todas as comunicações, internas ou públicas, que digam respeito a processos tramitados no Ministério, o provedor é obrigado a ouvir os responsáveis pelos serviços e a divulgar as opiniões recolhidas. Isto deixa de se apli¬car quando os interpelados pelo Provedor nada responderem num prazo de de tempo de definir.

Ao instituir o cargo do Provedor, o Ministério da Agricultura dá corpo a uma aspiração de muitos dos seus utentes e oferece-lhes um interlocutor permanente, independente e responsável pela defesa dos seus direitos.
Em simultâneo, o Provedor constitui para os funcionários do Ministério da Agricultura uma instância crítica do seu trabalho à luz das normas deontológicas que orientam a sua ação. Esta reflexão crítica não é exercida apenas como resposta à iniciativa dos utentes, antes se exprime em análises e recomendações transmitidas sem¬pre que o provedor o julgue necessário. A criação do cargo de provedor do agricultor será, para os responsáveis políticos do Ministério da Agricultura e para todos os seus funcionários, uma consequência natural desta consciência de que um ministério de referência só o pode ser se garan¬tir em permanência a defesa dos interesses dos seus utilizadores.
O Ministério não dispõe de toda a massa de conhecimentos e da capacidade crítica que os seus utentes representam. Atender, anali¬sar e encami¬nhar as dúvidas, queixas e sugestões dos utentes são competências do Provedor. Este assumirá em cada parecer, ainda que alicerçado na indagação acerca de todos os pormenores analisados, ou até no recurso a terceiras entidades, o carácter de uma posição solitária, responsável e independente, que contribuirão de forma pedagógica para aumen¬tar a formação do utente e incrementar a sua confiança no sistema, bem como para tornar mais transparentes os processos e decisões políticas que intervêm na condução das agriculturas de Portugal.
Essa rela¬ção de confiança é o capital político mais precioso entre governantes e governados, pilar fundamental do regime democrático e da defesa dos superiores interesses públicos dos portugueses. A bem de Portugal!


Assim sendo, pede-se à Senhora Ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território a criação do “Provedor do Agricultor”.

*José Martino


Se está de acordo com o texto desta petição, por favor assine-a, porque deste modo está a fazer uma das coisas que está ao seu alcance direto para ajudar a mudar, para melhor, o nosso Portugal


Os signatários
José Lopes
José Lopes
Administrador Geral

Masculino Mensagens : 221
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 50

https://forumdashortas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos