Secagem e Conservação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Secagem e Conservação

Mensagem por José Lopes em Seg Jul 16, 2012 1:02 pm


À colheita sucede-se a secagem, que possibilita a eliminação de uma certa quantidade de água retida pela planta. É uma operação importante que deve ser realizada de imediato. Assim, antes ainda de dar início a uma colheita, é necessário procurar um local apropriado e preparar os meios para a secagem.

No decorrer desta operação, as plantas não devem ser misturadas. É possível que um molho de plantas necessite de uma lavagem devido ao pó ou à lama na folhagem; nesse caso, deverá proceder-se imediatamente a uma secagem com ar quente, pelo menos até à fase do primeiro emurchimento.

Para acelerar a primeira etapa da dessecação, o emurchimento, as plantas devem ser colocadas ao Sol. Realizado rapidamente, este emurchimento diminuirá os perigos de fermentação se for seguido de uma boa ventilação à sombra.

Os molhos de plantas devem ser pendurados com a parte inferior para cima, em cordas ou arames pendurados numa divisão à altura de um homem. As folhas e as flores devem ser separadas do caule, e as raízes, cortadas em fragmentos, devem ser colocadas em caixotes cujo fundo foi previamente forrado com juta ou serapilheira, deixando circular o ar fresco vindo de baixo.

A secagem permite eliminar cerca de 50% a 90% do peso inicial da planta, por perda de água. O tempo de secagem deve depender da quantidade de água a eliminar e da resistência da planta á evaporação. Nas melhores condições a secagem faz-se em 6 dias, e mais frequentemente entre 10 e 12 dias. Se o arejamento for suave, o único inconveniente de prolongar a secagem é o perigo de acumulação nas plantas, pelo que é preferível não ultrapassar as três semanas.

Para avaliação o grau de dessecação das folhas e das flores, é necessário que, ao tocar-lhes, não se sinta qualquer humidade e que estejam rígidas e não quebradiças.

Conservação

Quando estiverem bem secas, as plantas podem ser conservadas, ao abrigo do ar, da luz, da humidade e do pó, em caixas de lata bem fechadas, em sacos de papel grosso fechados com uma fita adesiva ou em sacos de plástico. Se se adoptar este último modo de conservação deverá ter-se muito cuidado, e oito dias após a embalagem das plantas observá-las com atenção. O mínimo depósito de vapor na parte interna do saco indica que a secagem não foi suficiente e terá de ser concluída.

Em cada uma das embalagens deverá colocar-se uma etiqueta bem visível com o nome da planta e data da colheita. Em geral, as plantas secas tornam-se inactivas ao fim de 6 meses.
avatar
José Lopes
Administrador Geral

Masculino Mensagens : 221
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 43

http://forumdashortas.criarforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum