Ervas aromáticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ervas aromáticas

Mensagem por José Lopes em Dom Jul 15, 2012 9:36 pm

Ervas aromáticas


As ervas aromáticas transformam positivamente os alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, e os orégãos com queijo e ovos.
Todavia, as combinações não deverão ser obrigatórias; o que é excitante na cozinha é o facto de haver sempre um grande âmbito para novas experiências e para a possibilidade de novas e bem sucedidas misturas de sabores.

As ervas aromáticas deverão ser utilizadas frescas, sempre que possível, sendo os orégãos a única excepção, visto que, por qualquer motivo, têm um aroma ainda melhor depois de secos.
A maior parte das ervas pode ser facilmente cultivada.
O tomilho pode ser tão bom fresco como seco, desde que tenha sido seco há pouco tempo.
Sendo actualmente tão fácil obter ervas frescas durante todo o ano, é curioso lembrarmo-nos de que, ainda há pouco tempo, só se conseguiam comprar pequenas embalagens com uma curta variedade de ervas secas. De qualquer forma, muitas das ervas tenras, como o manjericão e a salsa, perdem por completo as suas características quando secas; se tiver grande abundância delas e as quiser conservar, poderá congelar pequenas quantidades em cubos de gelo ou, melhor ainda, conservá-las em azeite, dentro de boiões bem vedados. Assim, depois de ter usado as ervas, o azeite aromatizado poderá ser utilizado para temperar saladas.

Nada se compara à fragrância das ervas frescas em saladas ou espalhadas sobre legumes cozidos e as que têm folhas de belos formatos são excelentes para enfeitar um prato ou decorá-lo. Havendo ervas frescas em casa, não existe a preocupação de o prato ter um aspecto descolorido: desde que o gosto-base da comida seja bom, pode-se melhorar rapidamente o aspecto do prato com algumas ervas, Mesmo os melhores estufados, guisados ou sopas tornam-se mais apetitosos se se espalharem sobre eles ervas picadas, no último momento; são elas também que tornam diferentes os caldos e os molhos.

Alecrim

Alho

Angélica

Azedas

Borragem

Cebolinho

Cerefólio

Coentros

Endro

Eruca

Erva Cidreira
ou Melissa

Estragão

"Fines Herbes"

Folhas de
feno-grego

Funcho

Hortelã

Levístico

Louro

Manjericão

Manjerona

Orégãos

Ramo de Cheiros

Sabugueiro

Salsa

Salsão

Salva

Segurelha

Sementes
de Anis
(erva doce)

Tomilho

Verbena


fonte: Editorial Vebo
avatar
José Lopes
Administrador Geral

Masculino Mensagens : 221
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 44

http://forumdashortas.criarforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ervas aromáticas

Mensagem por Olharuco em Qui Set 13, 2012 2:10 am

Assim de repente, tenho duas que faltam nessa lista a stévia, que é adoçante e a sorrel que pretendem substituir o sal.
Tenho ambas vivas, sendo que a primeira já está a propagar por estacaria, com sucesso. Colocando a folha na boca, tipo rebuçado, dá para notar algum doce. Depois umas folhas misturadas nas infusões, realmente atenuam a falta de açucar. Coisa boa para diabéticos.
Quanto à segunda, pelo seu aspecto, só deve propagar mesmo por semente. No que toca à substituição do sal, ainda não testei.

A Stevia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]



O Sorrel:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Última edição por Olharuco em Qui Set 13, 2012 6:33 pm, editado 1 vez(es)

Olharuco
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 63

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ervas aromáticas

Mensagem por nuno basto em Qui Set 13, 2012 8:53 am

Bom dia Olharuco tenho 3 pés de lavandula angustifolia , sabe-me dizer qual será a melhor maneira e época para multiplicar estes 3 pés?

nuno basto
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ervas aromáticas

Mensagem por Olharuco em Qui Set 13, 2012 11:41 am

Bom dia Nuno

Possuo um livro muito completo sobre estacaria, desde há vários anos, "O Livro do Jardim" das Selecções do Readers Digest e dele fixei um conceito sobre os arbustos lenhosos, mesmo os selvagens, que, não o parecendo, recomenda o mês de Agosto para tal operação.
Eu, por regra, nesse mês colho rebentos semi-lenhosos do renovo, elimino as folhas de baixo até cerca de 1/3 (+ -) e planto 5 a 8 dessas estacas num vaso até 12 cm, com substrato composto de areia grossa e turfa, a 50/50. Pulverizo bem com água (não encharcar) e cubro com um plástico suspenso em aramado ou em galhos e amarrado à boca do vaso, por forma evitar contacto com as plantas.
Preservo da luz directa do sol e retiro o saco apenas quando as estacas quando dão sinal de actividade. Cerca de 3 a 4 semanas depois planto em vasos, individualmente ou directamente no chão.

Existem muitas lavandulas e não as sei distinguir muito bem, mas tenho multiplicado as minhas desde Outubro com estacas lenhosas (troncos) e semi-lenhosas na primavera/início de verão sem as "voltas" acima e a percentagem de êxito tem sido alta, desde que lhe mantenha sempre a humidade.

Julgo que o Nuno ainda vai a tempo, com o primeiro processo. Depois conte à gente. Wink
Cumpts.

Olharuco
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 63

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ervas aromáticas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum